sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Voltando ao Magic analizando o metagame Standard

Voltando ao Magic analizando o metagame Standard

Olá amigões! Estou de volta à jogatina, após pouco mais de um ano longe desse joguinho de cartas do demônio, também conhecido como Magic. Para os que não me conhecem, me chamo Leonardo de Assis. Na Caverna do Dragão, onde voltei a jogar regularmente, alguns me chamam de Leo, outros de Assis. Pois bem, estou aqui porque fui convidado por Eduardo do Sexshop a contribuir com o blog "Mana, Vai" porque eu sou um dos jogadores mais bonitos de Recife. Depois de Fábio, claro.

O Susto

Pois é, galera! Tomei um baita susto quando fui ver a galera jogando e não conseguia reconhecer carta alguma. Cadê o Caw-Blade? Valakut? Eldrazi-Ramp? Vampiro? Lá vai eu, um mero mortal, tirar o atraso analizando o metagame standard atual e assistindo algumas partidas.

 
Só para recapitular, o atual formato Standard é composto pelas edições: Innistrad, Dark Ascension e Avacyn Restored (do bloco Innistrad); Magic 2013; Return to Ravnica (do bloco de Return to Ravnica).

Wizards e os grandes eventos

Uma novidade bem bacana é que a Wizards agora organiza grandes eventos (GPs, PTs, etc) diretamente proporcional ao número de pré-adolescentes que assistiam Gabriela. É muita GP e PT no Bataclan! Entenderam o trocadilho? :P

Pois bem, nas últimas três semanas tivemos três GPs no formato Standard mundo afora. Foram eles: GP Charleston, GP Bochum e GP San Antonio. Links para o coverage de cada um, vocês encontram a seguir:
Vamos aos números do metagame dos três eventos:

 Como podemos observar no gráfico, não temos um deck “to beat” no formato. Ao contrário de pouco mais de um ano atrás onde o Caw-Blade reinava no ambiente. Isso mostra como o ambiente T2 está competitivo. É claro que se você analisar bem, o UWR e UWG podem ser considerados UW, já que a terceira cor está mais para um splash. Vendo nessa ótica, o UW consegue ter uma leve vantagem em relação ao resto, mas nada tão discrepante como na época do deck de passarinhos com espadas.

 E com qual deck devo jogar?

 Essa é uma pergunta bastante comum com quem está querendo começar a jogar competitivamente ou pra quem estava há um bom tempo parado.

A resposta é bastante simples: Depende! Depende principalmente de grana. Alguns decks são bem mais caros do que outros. Se grana não for seu problema, escolha o tipo de deck que mais lhe agrada jogar. Por exemplo, eu não gosto de jogar de controle e nem de mono-red. Dou preferência a decks midrange e ramps da vida.

Mais algumas informações para ajudar na escolha do deck

Preço

Como a grana é um dos quesitos mais importantes para a escolha do deck, essa informação não poderia ficar de fora deste artigo. Logo abaixo estão o preço médio, em dolares, de cada deck do ambiente, tomando base os preços das cartas no site TGCPlayer.com em 07/12/2012.


BR Zombies - $419; GW - $468; UW - $426; Reanimator - $522; UWG - $648; UW Aggro - $485; Jund - $743; UWR - $689; 4c - $548

É claro que a TGCPlayer não é referência nos melhores preços de singles de MTG. Esses dados são somente para mostrar a relação de preços entre os decks.

Holy crap, quer dizer que os 3 decks que mais apareceram nos Top 16 dos três eventos são os mais baratos? Bom, se o preço for prioridade, você já tem três ótimas opções para começar (ou recomeçar) a jogar. Dois aggros e um control! Escolha o que se encaixa no seu perfil e comece a montar seu deck. \o/

Quem ganhou de quem?

Outra variável bem legal que pode nos ajudar na escolha do deck é a de qual deck vence tal deck. Explicando melhor, aqui, estou mostrando em números o duelo dos decks no Top 8 dos três eventos.
 
O grande campeão, juntando todos os três eventos, foi o BR Aggro que venceu nada mais do que 7 partidas, enquanto que o segundo colocado foi o Reanimator. A decepção foi o UW que não venceu nenhuma partida. Se contar as versões com splash, o UWR tem duas vitórias e o UWG apenas uma. Dos três eventos, o BR Aggro foi vencedor de dois, enquanto que o Reanimator venceu o outro.

Com exceção do BR Aggro, podemos observar que todos os outros decks do ambiente estão bem equilibrados, fazendo com que o metagame se torne bastante competitivo. A tendência agora é, cada vez mais, os decks estarem bem mais preparados para enfrentar um BR Aggro da vida.

É isso aí galera. Espero que eu tenha trazido alguma informação útil neste artigo. Agradeço a paciência de ter lido até o fim.

Até o próximo...

[]´s
Leonardo

Um comentário:

  1. Very Good man ! muito boa a iniciativa de todos e a análise fikou muito boa Léo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...